...

"Todo sonho é uma derrota em potencial. Para não o realizar, basta manter-se parado. - Argus Caruso Saturnino"

Quem sou eu

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Estrada de Manutenção

Estrada de Manutenção - (Manú)
03/09/2011

Um belo dia de sol e temperatura agradável, tudo de bom para pedalar, apesar disso saí de casa para uma breve pedalada, tinha em mente subir e descer algumas vezes o Ilha Porchat, uma pequena subida de apenas 1 km com 75m de desnível...

Estava me dirigindo à Ilha Porchat pela ciclovia da Linha Amarela em São Vicente, quando encontrei com o Juscelino, amigo que fiz pela internet e que tem o mesmo gosto pelo pedal e por cicloturismo...

Por várias vezes tentamos combinar algum pedal em conjunto, mas nunca tínhamos conseguido conciliar os dias e os horários para isso.

Então ficamos conversando sobre os nossos planos de passeios e pedaladas, e um dos desejos do Juscelino era pedalar na Estrada de Manutenção, a princípio iríamos marcar para um outro dia, mas como nunca conseguimos acertar uma data, resolvi convida-lo a subir naquele momento...

Juscelino não pensou duas vezes e disse:
- É para já, só vou passar em casa e pegar algumas coisas.

E o meu treino no Ilha Porchat virou mais um passeio pela Estrada de Manutenção.

Algumas fotos do passeio:

Viaduto sobre o Rio Pilões.

Balança da Imigrantes.

Um grande grupo de São Paulo que estavam descendo a Manú.

No topo da serra ou quase lá.

Ponto final de nossa subida pela Estrada de Manutenção, resolvemos voltar a partir daqui, pois neste ponto a Manú se afasta um pouco da Imigrantes e deixa de ter as belas vistas da Baixada Santista e do Vale do Rio Pilões.

Durante a volta encontramos dois ciclistas parados, um garoto com uma MTB e um homem com uma Speed que tinha furado os pneus, ele estava sentado no chão e enchendo uma das câmaras de ar e procurando o local do furo...

Conversando com o mesmo descobrimos que ele vinha de São Paulo, e era a primeira vez que pedalava pela Manú, e que por precaução tinha levado quatro câmaras de ar reservas, mas infelizmente furaram todas durante a descida, sendo que na última vez foram as duas ao mesmo tempo ao passar por um degrau na pista.

O garoto não estava acompanhando no passeio, só o encontrou durante a descida, assim como nós estava tentando ajuda-lo.

Ainda tentei remendar uma das câmaras de ar, mas como não tínhamos remendos estrela, usei um remendo mais grosso, como o pneu era muito fino o remendo não ficou legal e ao encher percebemos que ainda estava vazando o ar.

Ficamos por quase quarenta e cinco minutos junto ao ciclista, chegamos a falar para encher os pneus e tentar andar o máximo possível antes de esvaziar, e assim repetir o processo quantas vezes fosse preciso para não ficar no meio da serra, ainda mais que ele não conhecia direito as saídas da Estrada de Manutenção...

Mas o mesmo não quis e preferiu ficar tentado resolver o problema sozinho, e como já estava ficando tarde, continuamos a descida em companhia do garoto.

Ele nos acompanhou até o acesso a rodovia Padre Manoel da Nóbrega, dizendo que ai para Cubatão para retornar a São Paulo...

E segundo ele a sua aventura começou quando disse aos amigos para descerem a serra pedalando, mas todos se recusaram e preferiram ficar jogando futebol...

Então ele resolveu ir sozinho e apreciar a natureza da Serra do Mar.

Completando a sua história nos disse:
- Quer coisa melhor que isso!

E os poucos quilômetros que pretendia pedalar no sábado, se tornaram em mais um excelente pedal pela Estrada de Manutenção, na companhia de mais um novo e excelente amigo de pedalada.

Mapa do Passeio:
Números Finais:

Total pedalado:          61 km
Gasto total:                 Nenhum  (R$)
Baixas:                         Nenhuma

1. Olá amigo, muito bom eim, descer deve ser maravilhoso, mas subir é mais ainda, um grande desafio, não deve ser fácil, subi o morro da asa delta quando estive ae, essa deve ser mais casca grossa, quero muito fazer a manutenção em breve, quem sabe a gente arrume uma oportunidade, abraço e continue nas aventuras!