...

"Todo sonho é uma derrota em potencial. Para não o realizar, basta manter-se parado. - Argus Caruso Saturnino"

Quem sou eu

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Mais segurança no escuro!

Iluminação para Bike

Depois de pedalar na completa escuridão, por quase toda a Estrada Guarujá-Bertioga (SP-61), no pedal "De tudo um pouco... Ribeirão Pires a São Vicente", onde mal enxergava a faixa branca do acostamento, quanto mais os buracos e outros objetos que existiam pelo caminho...

Resolvi não passar mais por esse problema e comprei uma lanterna e a luz traseira, itens que já desejava a bom tempo, mas por vários motivos nunca sobrava dinheiro necessário para compra-los, e sempre acabava ficando para uma próxima oportunidade.



Lanterna tática de 9w com ajuste de foco e suporte para guidão, comprados no Mercado Livre.


Essa lanterna além do ajuste de foco, também possui três opções de funcionamento:
- Pisca-pisca.
- Luz Baixa.
- Luz Alta.

Luz traseira comprada na loja Decathlon da Praia Grande - SP, também com opções de funcionamento:
- Pisca pisca.
- Acesa com a luz alternando da esquerda para direita.
- Acesa normal (foto acima).

Tanto a lanterna como a luz traseira utilizam pilhas palito ou  AAA, a lanterna três e a luz traseira duas, como eu já tinha duas pilhas palitos recarregáveis, acabei comprando mais quatro pilhas recarregáveis, ficando com dois jogos de pilha para a lanterna, já que mesma tem um gasto muito maior que a luz traseira.


Ambos equipamentos foram testados, no último pedal que fiz: "Andando na linha - Ferrovia Sorocabana e Estrada de Manutenção", que ainda esta em fase final de edição e em breve estará no blog. Foram usados  de forma esporádica (início) e também contínua e prolongada (mais para o final do passeio).

A lanterna é bem potente e tem um consumo razoável de pilhas, os dois pares foram suficientes para as várias horas de utilização.

A luz traseira também é bem forte, e junto com os excelentes adesivos refletivos 3M, que já tenho há algum tempo na bicicleta: próxima a bolsa do selim, pedais e no quadro próximo a roda traseira...

Me tornou muito visível a noite, para os demais veículos que estiveram no mesmo sentido, gerando um ganho muito grande em termos de segurança, caso necessite pedalar por alguns quilômetros a noite.

2 comentários:

  1. Olá Vinicius,

    Bom dia meu nome é Rafael tb sou de São Vicente, e curto muito o contato com a natureza, aventura, desbravar lugares e por ai vai.

    Então seguinte comprei uma magrela nada muito chique...rs e minha intenção e fazer cicloviagens e turismo, mas não tenho amigos adeptos aqui na baixada, pois moro aqui a pouco tempo somos em 3 (eu, minha esposa e meu avó que mais parece um muleke...rs), estou procurando por algum clube ou pessoa que possa nos orientar pelos caminhos da baixada e formar um grupo para viagens algo assim.

    Se tiver interresse por favor me responda, se preferir me add no msn é rizzatoweb@hotmail.com.

    grande abraço
    Rafael Rizzato

    ResponderExcluir
  2. Há tempos eu uso farol dianteiro e lanterna traseira na bike. Não há como prescindir desses equipamentos de segurança.
    Parabéns pelo pequeno - no preço - mas grande investimento na segurança. Nossas vidas não têm preço! Portanto, quanto mais seguros estivermos melhor!

    Grande abraço.

    ResponderExcluir