...

"Todo sonho é uma derrota em potencial. Para não o realizar, basta manter-se parado. - Argus Caruso Saturnino"

Quem sou eu

domingo, 23 de maio de 2010

Rack caseiro para transportar bikes

Faltava um dia para o feriado e estava de folga no serviço e pretendia ir a Curitiba, visitar amigos e familiares da minha esposa e pretendia levar a bike nova, mas tinha um problema a resolver!!! Não tinha nenhum rack para transporta-la e também não tinha dinheiro para comprar um, pois tinha gastado na montagem da bike. Botei o cérebro para funcionar e tive uma idéia de confeccionar um rack caseiro.


Rascunho e esboço do rack, feitos no papel e no computador, bem tosco e mal feitos mas serviram muito!

Com o esboço feito num papel, fui a casa do meu pai para pedir uma opinião do rack e também para pedir ao mesmo que me ajudasse a confeccionar.

Após uma conversa onde surgiram algumas alterações no projeto, tratei de ir atrás das peças necessária para confecção do rack. Numa serralheria, consegui um pedaço de calha de portão e algumas outras sobras de alumínio, as barras com rosca e porcas e arruelas comprei numa loja especializada, as tiras de nylon foram compradas numa loja de artesanato/costura e as tiras c/ mordedores tipo jacaré (usadas para transportar pranchas de surf no teto do carro) comprei numa loja de surf. No total não gastei nem R$ 60,00.

Com tudo comprado... Mãos a obra!!! Iniciamos a confecção que levou algumas horas, mas o resultado foi excelente, ficou do jeito que esperava.

Posto Buenos Aires na Rodovia Régis Bittencourt a caminho de Curitiba.

Após a viagem, fiz o acabamento do rack (pintura e a colocação de adesivos refletivos 3M)
 Bar da Lú, Caminho do Mar.

5 comentários:

  1. Cara, gostei muito da sua ideia. Eu gostaria de adaptá-la para o meu caso, mas é um Sandero.
    Será que você poderia me enviar alguma sugestão?
    Abraço de ciclista.
    Mario
    Londrina/PR

    ResponderExcluir
  2. Olá Mário, obrigado pela visita ao blog...

    Quanto a calha/rack, para a Sandero acho melhor vc fazer como esta neste outro relato: http://cicloturismobaixada.blogspot.com.br/2011/05/modificando-e-montando-o-rack-caseiro.html

    Não se esqueça de fazer a barra que impede o balanço lateral do quadro, pois sem ela a calha de alumínio não vai aguentar e vai deformar, e a bicicleta corre o risco de cair ou ficar pendurada.

    Qualquer outra dúvida é só avisar.

    Grande abraço e até +.

    ResponderExcluir
  3. OU tb pode colocar uma cinta em cada lado guidão até na parte de baixo do rack

    ResponderExcluir
  4. A cinta não sei se vai evitar o balanço, seria necessário fazer alguns testes.

    ResponderExcluir
  5. Olá, estou procurando algo como esse rack, já usei um parecido, mas amassou a tampa. como você fez as sapatas que encostam no carro?

    ResponderExcluir